Peças para o próximo leilão

336 Itens encontrados

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  • Casa Imperial Brasileira. Princesa Isabel e Gastão dOrleans, Conde dEu  3º Serviço - Fruteira baixa de porcelana francesa encimada pela Coroa Imperial. Decoração central com ramos de romãs e folhagens em policromia. 22,5 x 5,4 cm.
  • Casa Imperial Brasileira. Princesa Isabel e Gastão dOrleans, Conde dEu  3º Serviço de sobremesa - Molheira ou Cremeira com sua tampa e presentoir de porcelana francesa.  Reserva com pintura apresentando frutos e folhagens em policromia, decoração complementada pela Coroa Imperial Brasileira. Frisos dourados. 25 x 08 cm.
  • Raríssimo exemplar da primeira Constituição Brasileira condicionado em caixa circular de metal, na forma de medalha com a efígie do imperador D. Pedro I, inscrições "D. Pedro I Imperador", contendo a miniatura da Constituição do Brasil, de 1824. Autoria de Jacques-Auguste Fauginet. (1809 - 1847). Gravador Alp. Pelicier. Ilustrado em página dupla, na obra "As Constituições Brasileiras", da Fundação Armando Álvares Penteado, págs. 56 e 57. Exemplar completo de todas as suas folhas originais. 6 cm.
  • Imperatriz Dona Leopoldina - Leque de uso pessoal. Papel decorado com pintura à mão que apresenta as nove deusas filhas de Zeus em policromia. Obra assinada por Achilles Jacques Marie Jean Deveria. Vareta mestra em ouro trabalhado de tonalidades diversas com reserva de platina e brilhantes aplicados. Ostenta as iniciais P e L  Pedro e Leopoldina - sobre fundo  vermelho de esmalte,sob Coroa Imperial, conjunto que encima a Serpe dos Bragança. Abaixo pequeno relógio com tampa lavrada. A segunda vareta mestra, igualmente trabalhada, reserva delicada pequena caixa oval com tampa. No reverso, reserva circundada de flores com o monograma P e L  Pedro e Leopoldina - sobre fundo rosa. Quatorze varetas de madrepérola esculpidas e revestidas parcialmente com realces em ouro. Botões de amarração das varetas apresentam, a cada lado, duas pedras preciosas não identificadas de tons vermelho e lilás. Aberto 56 x 30 cm.
  • Família Imperial. Cesare Mariani. Itália, 1826  1901. Magnífico tríptico de formato gótico, executado em madeira esculpida, dourada e policromada, ornado por cinco excepcionais pinturas de temática sacra. Corpo com duas portas apresentando pinturas angelicais em oração e contemplação. Interior apresenta três magníficas representações pictóricas. Na central, desponta a figura sentada, de corpo inteiro, da Virgem sustentando o Menino Deus em seu braço direito. A porta da esquerda apresenta, internamente, pintura com a figura de São Pedro. À direita a representação de São Paulo. Assinado. Aproximadamente 43 x 26 cm.
  • Casa Imperial Brasileira. Placa horizontal de prata inglesa com Brasão Imperial ao centro sob coroa, cetro, mão da justiça, duas serpes como tenentes adornados por elementos fitomórficos vasados. Marca da cidade de Londres com letra data para 1842 e marca dos prateiros Edward Barnard, Edward Jr, John & William, registrados em 1829. Fixada sobre base de madeira envolta com veludo. Pertenceu ao paço da cidade e as datas da feitura coincidem com o casamento de Dom Pedro II com Dona Teresa Cristina. 136 x 34 cm.
  • Dom Pedro II. Óleo sobre tela. 63 x 50 cm. Emoldurado.
  • Casa Reinante de Portugal. Imperatriz Carlota Joaquina.  Espanha, Aranjuez, 1775  Portugal, Queluz, 1830. "Nossa Senhora". OST. 64 x 48 cm.
  • Casa Imperial Brasileira. Ponteira de prata inglesa com representação da Coroa Imperial do Brasil. Contraste da cidade de Exeter. Letra data 1837/38. Aproximadamente 15 cm.
  • Casa Imperial Brasileira. Jules Le Chevrel. França, 1810  Rio de Janeiro, 1872. "Casamento da Princesa Isabel e Gastão DOrleans, o Conde dEu, na Presença da Corte e dos Titulares do Império".  Aquarela. Assinada.  59 x 43 cm. Abaixo titulação e nomeação dos presentes: "Marriage de S. A. R. Le Comte dEu avec  S. A. I. Dona Isabel, a Rio de Janeiro, Le 15 Octobre 1864". A cerimônia nupcial foi registrada por três grandes artistas: Jules Chevrel, Victor Meirelles e Pedro Américo. Chevrel, era professor da Academia Imperial de Belas Artes e ajudou Meirelles e Américo, também professores, a detalhar as fisionomias dos presentes. Os três foram convidados a registrar o Casamento. A presente obra encontra-se reproduzida, em preto e branco, no livro de Lourenço Luiz Lacombe  ISABEL A REDENTORA, à página 81.
  • Casa Imperial Brasileira. Paliteiro de prata representando Pedro I sobre o cavalo, em iconografia que remete à promulgação da Constituição outorgada pelo Imperador do Brasil em 25 de Março de 1824. D. Pedro I montado encontra-se sobre uma base retangular, com quatro reservas. Na frontal desponta o brasão de Armas do Império com as iniciais P I ao centro. Nas laterais apresentam-se as inscrições: "A DON(sic) PEDRO PRIMEIRO GRATIDÃO DOS BRAZILEIRO (sic)" e "SELTE(sic) DE SETEMBRO 25 DE MARÇO". Na quarta reserva enquadra-se o Brasão de Armas do Império. Nas quinas da base postam-se quatro personagens, cujo simbolismo remete a representações alegóricas do continente americano. Peça procedente da antiga coleção do Visconde do Rio Preto. Sem marcas aparentes. 17,5 x 15 x 11 cm.
  • Casa Imperial Brasileira. Claude Joseph Barandier. Chambery, França, 1807  Brasil, 1877. "Pedro II. Maioridade". OST. Apresenta-se fardado ostentando o Tosão de ouro e placas de Três Ordens, segurando chapéu de pontas à direita e a espada cravejada à esquerda, ao fundo cena do Rio de Janeiro tendo no primeiro plano o portal do Palácio de São Cristóvão, assinado e datado 1840, data da Maioridade do Imperador. 51,5 x 38 cm.
  • Casa Imperial Brasileira. Princesa Isabel e Gastão dOrleans, Conde d'Eu - 3º Serviço - Fruteira baixa de porcelana francesa encimada pela Coroa Imperial. Decoração central com ramos de flores e folhagens em policromia. 22,5 x 5,4 cm. Procedente da coleção da Família Imperial Brasileira.
  • Foram meses de assíduo trabalho e empenho intenso, para atingirmos este momento. Somos um grupo que multiplicou esforços, horas e mais horas de dedicação, como a cumprir uma tarefa cívica. Confessamos nosso orgulho e emoção em envidarmos o sumo de nossos esforços para a construção deste Evento.<br><br>Orgulho saudável, pela oportunidade com a qual fomos altamente distinguidos, com a missão de nortearmos os passos de redirecionamento de um acervo eivado de nobre conteúdo e significado.<br><br>Emoção de disseminarmos o gosto e o conhecimento, que se constituirá na cultura que irá preservar esse acervo e tudo que vier a acrescê-lo.<br><br>Orgulho de rever Pedro, o Segundo Imperador, de semblante majestoso,  imbuído de força e dignidade, na responsabilidade de conduzir o Império do Brasil e seu povo, na data de sua maioridade, aos 16 anos.<br><br>Emoção de rever a Menina Isabel, Jovem Princesa, na primavera de 1854, a provocar arrepios por se fazer tão nitidamente presente, naquele passado tão distante.<br><br>Orgulho e Emoção de presenciar as Núpcias de Isabel e Gastão, no obra de Jules Le Chevrel, que naquele concomitante momento orientava Pedro Américo e Victor Meirelles e esboçar os traços fisionômicos das autoridades imperiais presentes à Solenidade.<br><br>Êxtase, em reconhecer a magnitude de Carlota Joaquina, a Reinante, a colocar-se como Mater, diante de sua filha ao colo, Maria Isabel, irmã de Pedro I, futura Rainha da Espanha.<br><br>Fascínio ao admirar a exuberância do leque de ouro e diamantes da Imperatriz Carolina Leopoldina, obra de magistral ourivesaria, a denotar todo o glamour que girava em torno da Casa Reinante do Brasil, ativa formadora de tendências para os apurados padrões das mais expoentes hierarquias europeias. <br><br>É indescritível o sentimento de ingressar no passado e vivê-lo presentemente, como um sonho vivo e real.<br><br>Trazê-lo aos nossos dias, com a sutil e fundamental tarefa de disseminar a percepção de nossas origens e identidade.<br><br>Casa Imperial Brasileira, suas Sutilezas e Glamour, tem a força surpreendente de descortinar momentos e nuances do cotidiano do século XIX brasileiro e da atmosfera a pulsar naqueles dias, de forma tão efetiva e palpável,  como o trajeto de nosso momento contemporâneo.<br><br>Esse catálogo, que tem como objetivo perpetuar a tarefa que assumimos, representa uma sucessão de mais de trezentos componentes, como pinturas, louças, cristais, tecidos, metais diversos, enfim, objetos de um tempo, a desempenharem performance, como uma sequência de fotogramas cinematográficos, que documentam imagens, fatos e sensações da espinha dorsal de nossa história  o século XIX.<br><br>Estender-nos será prosseguir por uma infindável prole de comentários e observações, tão grandiosa é nossa fonte de inspiração, pelo que entregaremos os passos seguintes ao privilégio de nossos clientes e amigos em sonhar como o fazemos.<br><br>Usufruam, e assim seremos agraciados pela mais elevada satisfação.<br><br>Miguel Salles
  • Casa Imperial Brasileira. Imperatriz Dona Teresa Cristina, aquarela sobre cartão. Acondicionada em caixa com moldura de metal dourado. Sem assinatura. No reverso argola de fixação. 15,5 x 12,5 cm.
  • Casa Imperial Brasileira. Princesa Isabel e Conde d’Eu – Gastão d’Orleans.  Faqueiro de prata francesa para jantar. Peças de servir. Contraste Cabeça de Mercúrio. Marca da ourivesaria contida em losango iniciando-se pela letra E, seguida de um elemento como um fruto e finalizado pela letra P. Armas dos Orleans sob Coroa na base do cabo. Composto de 5 peças de servir.
  • Casa Imperial Brasileira. Princesa Isabel e Conde dEu. Travessa redonda de prata francesa. Contraste Cabeça de Minerva, além da marca composta por um A, uma Ave e um D inseridos em losango, do prateiro Alphonse Debain. Reserva central ostenta, lado a lado, a Esfera Armilar e as Armas dos Orleans distintamente molduradas às laterais, por ramos de café, conjunto encimado pela Coroa Imperial. 32 cm.
  • Casa Imperial Brasileira. Princesa Isabel e Conde dEu. Travessa oval de prata francesa. Contraste Cabeça de Minerva, além da marca composta por um A, uma Ave e um D inseridos em losango, do prateiro Alphonse Debain. Reserva central ostenta, lado a lado, a Esfera Armilar e as Armas dos Orleans distintamente molduradas às laterais, por ramos de café, conjunto encimado pela Coroa Imperial. 55 x 33 cm.
  • Casa Imperial Brasileira. Princesa Isabel e Conde dEu. Travessa oval de prata francesa. Contraste Cabeça de Minerva, além da marca composta por um A, uma Ave e um D inseridos em losango, do prateiro Alphonse Debain. Reserva central ostenta, lado a lado, a Esfera Armilar e as Armas dos Orleans distintamente molduradas às laterais, por ramos de café, conjunto encimado pela Coroa Imperial. 50 x 31 cm.
  • Casa Reinante Brasileira - D. João VI - Prato de porcelana Companhia das Índias, pertencente ao Serviço dos Pavões, utilizado na Fazenda de Santa Cruz, RJ pela Casa Reinante Brasileira. Formato octogonal.   Decorado com esmaltes da Família Rosa. Borda composta por ramos floridos e caldeira por cena de jardim com arbustos de peônias em flor e pavões. Um exemplar reproduzido à pág. 179 no livro "O Brasil e a Cerâmica Antiga" de E.F. Brancante e na pág. 97 no livro "Louça da Aristocracia no Brasil" de Jenny Dreyfus. China. Dinastia Qing (1644 - 1911). Reinado Qialong (1736 -1795). 23 cm.

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